Stella de Goethe – Ciclo de Leituras Baukurs 2017

“A peça “Stella” de Goethe parece uma elegíaca invocação de sombras, em parte extática. Imagens do passado rondam as personagens que em geral tentam inutilmente segurá-las, enquanto buscam apaixonadamente evocar mais uma vez os espectros; com isso, cada uma delas busca dissolver-se inteiramente de seu próprio passado.”

Helmut Bachmaier

O Ciclo de Leituras Baukurs 2017 apresenta Stella de Goethe.

Stella é uma peça de teatro. Uma tragédia em cinco atos que estreou em Weimar em 1806. Sua primeira versão é conhecida como “Stella. Um jogo para amantes em cinco atos”. Goethe terminou sua redação em abril de 1775, a peça estreou em 8 de fevereiro de 1776 em Hamburgo e foi impressa no mesmo ano. A segunda versão, de 1806, tem final diferente da primeira.

O texto a ser utilizado em nosso evento vem da tradução de Lya Luft.

 

Sobre o autor

Johann Wolfgang von Goethe foi o mais notável poeta da Alemanha e um dos maiores gênios de toda a literatura. São muitas e variadas as obras que Goethe produziu, contando-se, entre as de maior fama, “Os sofrimentos do jovem Werther”, “Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister” e “Ifigênia em Tauride”. Seu mais célebre trabalho é, entretanto, “Fausto” de 1808, talvez a maior obra que a lenda do doutor já produziu. Este notável drama compõe-se de duas partes sendo que a última só foi concluída 24 anos depois da primeira e poucos dias antes de Goethe falecer. Escritor de admirável elegância de estilo e de imaginação poderosíssima, além de pensador profundo, Goethe abraçou todo o conjunto de conhecimento e interesse humano, pressentindo e anunciando vários descobrimentos modernos. Nascido em Frankfurt, morreu em Weimar cheio de glória e de admiração universal, havendo-se tornado também célebres suas últimas palavras, pronunciadas já na agonia: “Luz! Mais luz!”
 

Direção geral
Thea Schünemann Miranda
Curadoria e Coordenação
Antonio Gilberto

 

 

Serviço

O evento inicia as 18:00hs.

28 de agosto de 2017
Baukurs Botafogo
Rua Goethe, 15
Botafogo
Tel: +55 21 2294-6017
Clique para ver o mapa

O evento não é recomendado para menores de 12 anos.

Entrada franca mediante distribuição de senhas 30 min antes do início de cada leitura.

Outras atividades // Veja toda a programação