Curt Nimuendajú e os Índios no Brasil

Baukurs Cultural apresenta a primeira palestra do Evento Linhas e Línguas, Curt Nimuendajú e os Índios no Brasil

 

O etnólogo alemão Curt Nimuendajú (1883-1945) é um dos personagens mais importantes da Antropologia e do Indigenismo brasileiros. Na primeira disciplina consagrou-se como incansável trabalhador de campo e autor de uma extensa e importante bibliografia. Já no cenário político-indigenista é enaltecido pelas informações cartográficas e históricas tão importantes para vários processos de demarcação de terras. Em conjunto sua obra inclui artigos, relatórios, monografias, mapas e coleções etnográficas referentes às dezenas de povos indígenas por ele visitados, e constituem hoje uma contribuição insuperável ao conhecimento dos índios do Brasil.

Por essa reconhecida importância muito já foi escrito sobre Nimuendajú e a aura que cerca seu nome já ganhou foros de lenda. Descrito por seus principais biógrafos como um aventureiro, cientista, generoso, rústico e metódico, Nimuendajú influenciou toda uma geração de antropólogos brasileiros e ainda hoje desperta curiosidades como um personagem multifacetado, idealizado por uma vida heroica e morte misteriosa.

A série de fotografias pessoais reunidas para a exposição RETRATANDO CURT NIMUENDAJÚ recuperam alguns episódios dessa singular trajetória etnográfica, e revelam a importância de uma certa imagética “faroeste” na condução de suas pesquisas de campo. Com base neste material e nas fontes literárias dessa imagética é possível refletir sobre as origens da sensibilidade etnográfica desse famoso autodidata.

Palestrante : Elena Welper , antropóloga e pesquisadora  –  LARMe – PPGAS/MN/ PAPD- FAPERJ 

 

06 de Junho de 2014 às 19h
Baukurs Botafogo

Entrada franca, sendo 30 vagas sujeitas a reserva, antecipadamente, por telefone (2294-6017) ou e-mail (secretaria@baukurs.com.br) e a reserva só é válida até as 19h.

 

 


Baukurs Botafogo
Rua Goethe, 15
Botafogo
Tel: +55 21 2294-6017
Clique para ver o mapa

Inscrever-se

Outras atividades // Veja toda a programação