Memória e Cinzas, sua atualidade: e a guerra dos fundamentalismos prossegue…

ORGANIZADO POR EDELYN SCHWEIDSON E MARYLINK KUPFERBERG
PALESTRA E MESA REDONDA

O Embaixador Sergio Paulo Rouanet realiza uma palestra tomando como ponto de partida a temática do livro Memória e Cinzas – organizado por Edelyn Schweidson, com textos de Sergio Paulo Rouanet, Márcio Seligmann-Silva, Renato Lessa, Fabio Landa, Paulo Blank, Eduardo Vidal, Marylink Kupferberg, J. Guinsburg e Edelyn Schweidson. Em seguida, com a coordenação da também organizadora do livro Edelyn Schweidson, haverá um debate com o próprio embaixador, Marylink Kupferberg e Johannes Kretschmer.

Sobre o livro, J. Guinsburg coloca: “Em um momento em que o Brasil reivindica um papel protagônico na política e nas instituições internacionais que corresponda ao seu justo lugar no concerto das nações e a sua crescente relevância nas relações dos países dos vários continentes com este país-continente, e que, para tanto, se propõe a dialogar com todas elas, inclusive com aquelas que se opõem frontalmente à sua índole democrática no plano político, religioso e étnico, parece mais do que oportuno indagar o que pensa o mundo intelectual brasileiro de temas e chagas que estão na ordem do dia e obsedam os espíritos, ainda hoje, decorridos sessenta anos da Segunda Guerra Mundial, como é o Holocausto – o extermínio de milhões de seres humanos pela fúria assassina do nazifascismo. Esta é a atualidade do simpósio que Edelyn Schweidson organizou no Rio de Janeiro e que agora a editora Perspectiva publica sob o título de Memória e Cinzas”

Sexta-feira, 24 de setembro, às 19h.
30 vagas disponíveis.
Entrada franca, sujeita a reserva de lugar. 
Clique aqui e faça sua pré-inscrição.

SERGIO PAULO ROUANET é embaixador e responsável pela criação da lei brasileira de incentivos fiscais à cultura, a chamada Lei Rouanet. É Membro da Academia Brasileira de Letras e tradutor no Brasil do filósofo alemão Walter Benjamin. Co-autor do livro Memória e Cinzas.

EDELYN SCHWEIDSON é doutora em Psicologia Clínica pela New School for Social Research em Nova Iorque. Fez seu pós-doutorado pelo Cnpq através de bolsa para pesquisa-ação junto a meninos de rua da cidade do Rio de Janeiro. Organizadora e co-autora do livro Memória e Cinzas.

MARYLINK KUPFERBERG é doutora em Psicanálise pela PUC-Rio e membro do Fórum do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. É coordenadora de Módulo Freudiano e da pesquisa “Funções do pai”, ambas na CPRJ. Co-autora do livro Memória e Cinzas.

JOHANNES KRETSCHMER é professor do Setor de Alemão da Universidade Federal Fluminense e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É doutor em Literatura Comparada (UERJ) e tradutor. Desde 2001 ministra curso sobre literatura alemã no BAUKURS.


Outras atividades // Veja toda a programação