Pomeranos de Jetibá

O fotógrafo Cesar Fraga traz a Rio de Janeiro um retrato da ríquissima cultura pomerana da Serra Capixaba. Ao longo do século XIX, estes imigrantes vieram do norte da Europa para a Serra Capixaba, atraídos por promessas de terras do governo imperial. Seus descendentes até hoje se comunicam na língua pomerana, só falada no Brasil, mantendo sólidas suas tradições germânicas.

A partir de seis viagens à Santa Maria de Jetibá, a exposição revela detalhes do dia a dia do imigrante, sua íntima relação com a terra e seus traços culturais mais marcantes – com destaque para o casamento pomerano, um ritual com três dias intensos de festa.

“Pomeranos de Jetibá” oferece ao visitante uma intensa experiência. Para os curiosos e amantes da fotografia, revela um Brasil pouco conhecido dos brasileiros. O Baukurs Cultural é um dos principais centros de cultura germânica do Rio de Janeiro.

Cesar Fraga é designer e fotógrafo. Sócio-diretor da Clips, tem como objetivo criar projetos sem precedentes, a partir de pesquisas aprofundadas, trazendo sempre novas formas de olhar o mundo.

Autor: Cesar Fraga

Conteúdo: Exposição com 40 painéis formato 60x60cm, com textos bilingues (português e alemão) e fotos coloridas.

Apoio: Consulado Geral da Alemanha

Horários: de 6 de agosto a 11 de outubro, de segunda a sábado, das 13h às 19h.

Contatos Autor: (11) 97448-4969 / cesar-fraga@uol.com.br

Vernissage: 05 de agosto de 2013, às 19h30

6 de agosto de 2013 a 30 de novembro de 2013
Baukurs Botafogo
Rua Goethe, 15
Botafogo
Tel: +55 21 2294-6017
Clique para ver o mapa

Outras exposições // Veja toda a programação