O idioma alemão não é para ser aprendido em curto prazo. Todo o extenso vocabulário demora a ser digerido. Assim o Baukurs não acredita em ensinar com pressa, apesar de algumas vezes compensar em intensidade a falta de tempo de alguns alunos. Da mesma forma, acreditamos que as pessoas que trabalham conosco vêm para ficar.
Adriana Borgerth é nossa professora há mais de dez anos, exercendo também há quase uma década a função de coordenação de nossa equipe de professores, o coração de qualquer instituição de ensino. Dina Helena Carvão ficou quase 40 anos na linha de frente do atendimento aos alunos, na secretaria, enquanto nos intervalos aproveitava também para exercer a função de administração e contabilidade. Quando o conceito de multitasking ainda nem existia ela já jogava em todas as posições.
Ainda que muito apegados, chega uma hora em que devemos nos despedir. A melancolia é inevitável nesses momentos, mas aqui não deixamos isso virar tristeza. Fazemos uma festa, para dar nosso adeus com a intensidade que essas duas mulheres merecem. Não só porque rumam para novas etapas em suas vidas, o que demanda uma devida comemoração, mas principalmente para dizer obrigado.
Obrigado por todos esses anos em que escolheram fazer parte do Baukurs e dar sua contribuição para a construção desse curso que, muito mais do que um espaço físico, sempre foi uma ideia. Um até logo, com a certeza de que, assim como no aprender de uma nova língua nunca chegamos a um destino final, estamos encerrando um ciclo para iniciar um novo, numa espiral que sempre nos deixa mais próximos. Mesmo quando nos afastamos. Auf Wiedersehen, unsere Lieben!