
Segunda produção alemã da NetFlix, a série gira em torno de dois policiais que investigam a morte de um turco-alemão tendo como pano de fundo o submundo e a diversidade cultural de Berlim.
Cães de Berlim (2018) é um thriller policial com bastante ação. A série aborda temas latentes na sociedade alemã: racismo, xenofobia, fascismo e pobreza são debatidos em meio à trama enquanto são apresentadas muitas imagens de toda a capital alemã, tudo isso embalado em uma trilha de gangsta rap.
Às vésperas da copa do mundo o principal jogador da seleção alemã, que tem origem turca, é assassinado. Dois detetives nada convencionais lideram as investigações em um labirinto de suspeitos: neonazistas do bairro de Marzahn, na antiga Berlim Oriental, um clã familiar turco ligado à vítima, torcedores fanáticos de futebol e a máfia de apostas esportivas ilegais.
Christian Alvart (Abgeschnitten (2018) e Pandorum (2009)), criador e diretor da série, descreve os pois policiais como “um policial de moral questionável que já foi neonazista e escapou desse meio” e “um policial superliberal, gay, o herói íntegro, de certa maneira, com princípios e bom caráter”.
A mistura é curiosa e rende uma boa subtrama do envolvimento forçado e indesejado dos dois. O contraste é, também segundo Alvart, o ponto central da trama.