Cinema alemão?

Todo mundo sabe que os irmãos Lumière inventaram o cinema, não é? Pouca gente sabe mas o cinematógrafo, registrado em 1895 pelos irmãos Lumière, foi na verdade um invento criado três anos antes por Léon Bouly. Mas ainda menos sabem que Max Skladanowsky (junto com seu irmão Emil) apresentou em 1º de novembro de 1895 (1 mês e 27 dias antes da estréia do cinematógrafo) o seu bioscópio, um projetor de imagens em movimento, para um público pagante em Pankow, Berlim. A superioridade técnica do invento de Bouly (reconhecida pelo próprio Skladanowsky) viria a colocar os irmãos franceses nos livros de história como inventores do cinema.
Mas, como vemos, a relação da Alemanha com o cinema começa muito cedo e tem produzido grandes filmes, alguns clássicos imperdíveis e diversos movimentos com filmes que discutiram, propuseram e influenciaram o cinema mundial. O Festival Internacional de Cinema de Berlim, mais conhecido como Berlinale, é considerado o maior festival de cinema do mundo, tendo registrado quase 500 mil visitantes em 2018.

O Baukurs adora cinema. Esse é um tema recorrente em nossos corredores e queremos apresentar a vocês o melhor do cinema alemão. Sejam as produções atuais ou os clássicos, cinema é uma forma deliciosa de estender o contato com o idioma facilitando ou consolidando o aprendizado. Há muitos títulos que comentaremos em futuros posts bem como a história dos movimentos estéticos ligados ao cinema alemão.

Hoje, entretanto, convidamos você a conhecer algumas listas de filmes em alemão preparadas por outros sites.

Esta é uma lista com foco em filmes clássicos. Boa parte é da época do cinema mudo e, portanto, o contato com o idioma alemão é através de intertítulos. Há, porém, obras mais atuais que estão ao final.

O site FilmNow apresenta a lista de filmes alemães essenciais preparada pelo Taste of Cinema. Vale lembrar que o Taste of Cinema tem, também uma outra lista com os 30 melhores filmes alemães de todos os tempos. O essencial nem sempre é o melhor? Confira!

O blog DepoisdoCinema apresenta uma lista de dez melhores filmes alemães em um conjunto de posts sobre cinema europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.