“O Estado corrupto, a Inquisição e a liberdade. O religioso cristão e o homem de fé judaica. A poesia e a verdade. O amor do homem e o ódio do religioso. A aparência de fé e a fé. Estes são os temas de Antonio José ou O Poeta e a Inquisição, drama de Gonçalves de Magalhães, considerado por muitos como uma obra pré-romântica.”
Edvaldo Cafezeiro e Carmem Cadelha, autores de História do Teatro Brasileiro
O Ciclo de Leituras Baukurs 2017 apresenta Antonio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves de Magalhães.
Antonio José ou O Poeta e a Inquisição é um drama romântico em verso. Publicado em 1838, é considerado a primeira obra do teatro brasileiro.
Sua estréia foi no teatro da Praça da Constituição no Rio de Janeiro em 13 de março de 1838. Foi bem recebido pelo público e crítica teatral pela coragem de abordar, naquela época, o tema da inquisição.
O texto é baseado nos dias finais da vida do dramaturgo Antonio José da Silva, “o Judeu”.
A obra está em domínio público e pode ser encontrada para download aqui.
Sobre o autor
Gonçalves de Magalhães, médico, diplomata, poeta e dramaturgo, publicou em 1832 as Poesias e, no ano seguinte, parte para a Europa com a intenção de aperfeiçoar-se em Medicina. Em 1836, lançou em Paris um manifesto do Romantismo. De volta ao Brasil dedica-se ao teatro, escrevendo duas tragédias, Antônio José ou o poeta e a Inquisição (1838) e Olgiato(1839).

Thea Schünemann Miranda
Curadoria e Coordenação
Antonio Gilberto
Serviço
O evento inicia as 18:30hs.