Com tato no olhar

Queridos alunos e amigos do Baukurs,

2020 foi um ano difícil. A pandemia e o necessário isolamento, consequência desse momento único em nossa história, trouxeram uma incontornável sensação de afastamento. O Baukurs, como espaço que sempre procurou estimular o encontro, se viu então em uma encruzilhada. Continuar apostando naquilo que sempre acreditamos, o contato do aluno com a língua, intermediado pelo professor, ou seguir a onda que se formava, apontando para um ensino automatizado, dispensando a necessidade do estar juntos? 

Apesar de entender os riscos envolvidos, definimos que só havia um caminho para nós: continuar acreditando. Foi assim que, com o trabalho intenso de nossa equipe e a colaboração direta de nossos alunos, desenvolvemos um novo espaço para o encontro. Um espaço com a cara do Baukurs. Onde se respeita os limites necessários de um ambiente virtual para que todos os alunos tenham tempo de se comunicar. Onde o professor tem a liberdade de trazer sua interpretação sobre o aprendizado de uma língua estrangeira e assim abrir portas para que cada aluno escolha seus caminhos. Um espaço onde, apesar da distância, ainda é possível haver contato.

2021 é um ano de esperança. Sabemos porém que não será um ano fácil. As transformações que passamos durante essa profunda crise, como indivíduos e como comunidade, não permitem retorno. O Baukurs também sente que tomou um caminho sem volta. Claro que, quanto antes pudermos estar presentes de novo, em nossa casa, melhor. Porém, não queremos deixar para trás esse novo espaço que criamos. Não só pelas fronteiras que superamos, podendo enfim levar a ideia do Baukurs a locais antes inalcançáveis. Mas principalmente pelo afeto que desenvolvemos. Por enxergar nele um lugar onde, quando tudo parecia se afastar, pudemos estar juntos, olho no olho com amigos e em contato direto com a diversidade que é o ser humano. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.