O Bauprojekt foi idealizado na formatação do curso online do Baukurs. A ideia é aproximar o aprendizado da língua alemã com os objetivos próprios de cada aluno que costumam ser únicos.
Os alunos têm a chance , de complementar o aprendizado desenvolvendo individualmente ou em grupo um projeto semestral, com orientação do professor em três encontros extras, a ser apresentado no final do período. Esta proposta se baseia no conceito de Lernautonomie e busca exercitar a autonomia do aluno no processo de aprendizagem.
Ao final de cada semestre, uma banca de professores do Baukurs elencam os três melhores projetos do período para irem a eleição popular. O mais votado ganha uma bolsa de estudos para o semestre seguinte. Caso o projeto seja feito em grupo, a bolsa é dividida igualmente entre os participantes.
Sem mais delongas, seguem os três projetos na disputa de 2024.1 O link se encontra no final da página e a votação terá a duração de 5 dias.
Brasilianerin in einem deutschen Dorf
Quando pensamos em Alemanha a imaginação costuma voar para Berlin, München ou Hamburg, todas cidades postais que atraem muitos turistas. A proposta da Julia Fischel, nossa aluna A2.1, foi então de mostrar um pouco o lado B da Alemanha, e representar um pouquinho de como é a vida de uma brasileira em um pequeno Dorf alemão. O trabalho apresenta detalhes muito curiosos da vida no país e, além de informativo, é feito com muito humor, com curiosidades para nunca mais esquecer!
Ein kleiner Bauernhof
Produzido por Wanda e Daniel Eichbauer, o projeto “Ein kleiner Bauernhof” une o alemão à paixão dos dois por seu pequeno Bauernhof no interior do estado. Aproveitando o vocabulário que aprenderam sobre Natur no semestre, Wanda escreveu um poema no qual o próprio sítio ganha vida e descreve, acompanhado de lindas fotos, uma Landschaft muito especial!
Em qualquer circunstância já seria um projeto de peso, mas sabendo que os dois ainda estão dando seus primeiro passos no idioma, tendo encerrado apenas o nível A1.2, fica ainda mais impressionante!
Deutsch lernen im Paradies
Na edição mais internacional que tivemos até hoje no Bauprojekt, nosso terceiro finalista nos leva ainda mais longe. Nele acompanhamos um pouco da vida de nossa aluna Eduarda Sampaio, B2.3, que se mudou para a Tailândia e vive por lá a experiência de ser uma Digital Nomad. Além das cenas espetaculares que ela nos mostra, conseguimos entender também um pouco de como é a realidade de uma profissional que escolheu trabalhar de maneira remota e, do outro lado do mundo, ainda conseguiu um jeito de estudar alemão com a gente!