O Bauprojekt foi idealizado na formatação do curso online do Baukurs. A ideia é aproximar o aprendizado da língua alemã com os objetivos próprios de cada aluno que costumam ser únicos. 

Os alunos têm a chance , de complementar o aprendizado desenvolvendo individualmente ou em grupo um projeto semestral, com orientação do professor em três encontros extras, a ser apresentado no final do período. Esta proposta se baseia no conceito de  Lernautonomie e busca exercitar a autonomia do aluno no processo de aprendizagem.

Ao final de cada semestre, uma banca de professores do Baukurs elencam os três melhores projetos do período para irem a eleição popular. O mais votado ganha uma bolsa de estudos para o semestre seguinte. Caso o projeto seja feito em grupo, a bolsa é dividida igualmente entre os participantes. 

Sem mais delongas, seguem os três projetos na disputa de 2023.2.  O link se encontra no final da página e a votação terá a duração de uma semana. 

Hubertus Grille-Der Film

Nossa primeira finalista é a Amanda, aluna do nível A1.1. Ela usou muita criatividade e “Schauspielkunst” para adaptar uma das músicas do livro didático usado em sala à sua própria realidade. O resultado é um videoclipe incrível que, além de treinar muito o Akkusativ, traz cenas divertidas para ilustrar as cenas da canção. Vale a pena conferir!

A1 Deutsch –  das Quiz
O segundo projeto é da nossa aluna Hellen, do nível A1.1, que prova mais uma vez que um bom projeto desconhece Stufe. Após um trabalho cuidadoso de seleção de tudo que ela aprendeu nesse primeiro semestre de aula, ela criou um quiz no Kahoot, ajudando os colegas que querem revisar de maneira lúdica os principais desafios desse primeiro nível. Com as aulas voltando em breve, vale aproveitar esse material sensacional par aquecer os motores e começar o ano com tudo!  

Weihnachtsplätzchen-Rezept

O terceiro projeto selecionado foi o da Lara, do nível B1.2. Se adaptando ao contexto natalino, ela trouxe a receita de um típico Weinachtsplätzchen alemão em um filme curto, usando todo seu vocabulário culinário de maneira primorosa! O natal já passou, mas isso não é desculpa pra não aprender essa receita deliciosa e um pouquinho de Wortschatz gastronômico também!