EXPOSIÇÃO ENCERRADA EM FEVEREIRO DE 2012
Mostra composta de fotografias e aquarelas. Parte das aquarelas foi exposta em uma mostra individual em Abrantes, Portugal, em outubro de 2010.
“Mais do que uma técnica, a aquarela constitui por si mesma uma linguagem. Uma linguagem fundada no ofício – não se pode improvisar um aquarelista – e particularmente apta para exprimir conteúdos líricos, intimistas. São características que a colocam na contramão da arte mais contemporânea, que não faz questão de nada disso e que, curiosamente, se valoriza hoje por termos negativos. Já não se diz que determinada obra é boa porque concerta, e sim porque tensiona; não porque responde, e sim indaga ou questiona; não porque soluciona, mas porque problematiza.
Com isso, aquarelistas se tornaram os resistentes de uma concepção do mundo, um mundo mais apolíneo e equilibrado, no qual a arte tem deveres ( ainda ) para com a chamada beleza…
Habitualmente, a aquarela abstrata serve a desígnios menos ordenados: transparências, manchas, grandes gestos, escorridos que se interpenetram, capturas e resgates da contribuição do acaso. Deste pouco resulta nas aquarelas de Guerini. O que melhor pode situá-lo e à sua obra – isso sim – é a mais famosa e bela ) frase de Braque: Amo a regra que corrige a emoção .”
(Olívio Tavares de Araújo – julho de 2010 )
SERGIO GUERINI no campo das artes visuais dedica-se, principalmente, à aquarela e à fotografia. Nasceu em Santo André, São Paulo, estudou pintura e gravura com Sérgio Fingermann e aquarela com Ubirajara Ribeiro e Selma Daffré.
Guerini realizou várias exposições, coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, entre elas:
Exposições Coletivas:
- IV Salão Paulista de Arte Contemporânea – Prêmio Estímulo e Aquisição – 1986
- MAB mostra oito, Museu de Arte Brasileira, Salvador, Bahia, 1991
- Pinturas, Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, 1993
- Gallery 200, Coletiva de aquarelistas Brasileiros, Dekald, Illinois, USA, 1994
- Kunst und Identität, Regensburg, Alemanha, 1994
- Exposicion International de Acquarela, Bilobao, Espanha, 1995
- Bienal de Aquarelas de Abrantes, Portugal, Premiado, 2006
Exposições Individuais
- Galeria Chroma, São Paulo, SP, 1988
- Aquarelas, Pinacoteca do Estado de SãoPaulo, 1988
- Centro Cultural Banco do Brasil, Mostras Itinerantes, 2008
- Aquarelas, Galeria Municipal de Abrantes, Portugal, 2011
[slideshow id=4]