Imagens para o Futuro: o cinema na Alemanha Oriental

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 31/07 a 19/08 a mostra Imagens para o Futuro: a Alemanha Oriental no Cinema.

Organizada e produzida pela Dilúvio Produções, a mostra apresenta uma seleção de 25 trabalhos, dando um panorama da produção do cinema da República Democrática Alemã. São obras que abordam temas variados, como a visão da juventude em relação ao futuro e a emancipação feminina.

Foram produzidas pela Deutsche Film-Aktiengesellschaft (DEFA), criada em 1946 e extinta em 1992, o braço cinematográfico do governo soviético.

Na mostra serão exibidos filmes da década de 40 até a de 80, acompanhando o ciclo da de vida da República Democrática Alemã.[/vc_column_text][ultimate_heading main_heading=”Saiba mais” main_heading_color=”#ef7d00″ alignment=”left” main_heading_font_size=”desktop:25px;” main_heading_margin=”margin-bottom:10px;” sub_heading_margin=”margin-bottom:10px;”]Conheça mais sobre o assunto.[/ultimate_heading][bsf-info-box icon_type=”custom” img_width=”36″ title=”Bate-papo com Thomas Elsaesser” heading_tag=”h4″ read_more=”box” link=”||target:%20_blank|” hover_effect=”style_2″ title_font_size=”desktop:20px;” title_font_color=”#ef7d00″]No dia 14 de agosto (terça-feira), depois da sessão do filme Estrelas, às 19:00hs, o professor, pesquisador e historiador do cinema alemão Thomas Elsaesser participa de um bate-papo com o público.[/bsf-info-box][bsf-info-box icon_type=”custom” img_width=”36″ title=”Sinopse de alguns dos filmes da mostra” heading_tag=”h4″ read_more=”box” link=”||target:%20_blank|” hover_effect=”style_2″ title_font_size=”desktop:20px;” title_font_color=”#ef7d00″]Adeus inverno (1988)
Pouco antes do colapso da RDA, o diretor viajou de trem de uma ponta a outra do país para entrevistar mulheres da Alemanha Oriental de diferentes idades e origens. Nesta obra-prima do documentário, as mulheres revelam suas frustrações pessoais e profissionais, esperanças e aspirações – e, ao fazê-lo, pintam o retrato de uma sociedade em transformação.

Os assassinos estão entre nós (1946)
Após retornar de um campo de concentração, mulher é obrigada a dividir seu apartamento com um ex-cirurgião alcoólatra. Ambos tentam sobreviver, encarando os traumas de um passado recente, em meio a uma Berlim destruída.

Berlim, esquina Schönhauser (1957)
A história de um grupo de jovens rebeldes que se encontram nas ruas da Berlim Oriental.

A bicicleta (1981)
Susanne é uma jovem mãe solteira que vive um estilo de vida “livre”. Depois de deixar o emprego, ela se vê em apuros financeiramente e tenta uma pequena fraude de seguro para sobreviver.

O coelho sou eu (1965)
Uma jovem de dezenove anos tem um caso com um homem casado sem saber que ele foi o juiz que condenou o seu irmão por subversão.

Estrelas (1959)
Um oficial nazista se apaixona por uma judia grega enquanto escolta um grupo de prisioneiros pela Bulgária, para um campo de concentração. Prêmio especial do Júri no Festival de Cannes.

Infidelidade (1980)
Edith e Wolfgang vivem uma feliz vida de casados há doze anos, ou é o que acredita Edith. A verdade é que Wolfgang leva uma vida dupla: a vida cotidiana com a esposa e o filho e os domingos com Helene, sua amante, e com Sandra, sua filha de 12 anos. A verdade vem à tona quando Sandra procura ajuda de Wolgang após o acidente fatal de Helene, sua mãe.

A lenda de Paulo e Paula (1973)
Paul é um burocrata que vive com sua linda e infiel esposa e seu filho. Bem instruído e ambicioso, considera sua vida tediosa. Paula trabalha num mercado, é mãe solteira de dois filhos e, pela segurança financeira, considera se casar com um bem-sucedido senhor que nela demonstra interesse. Paul e Paula um dia se conhecem e o amor surge.

Nascido em 1945 (1966)
Faz pouco tempo que Alfred se casou com Li, mas eles já pensam em se divorciar. Um fã de motocicletas, Alfred tira uns dias para dirigir por Berlim, encontrar amigos e desconhecidos.

Solo sunny (1980)
Sunny é cantora de uma banda que tenta se estabelecer na cena musical da Berlim Oriental. Eles tocam regularmente em pequenas cidades, mas Sunny se sente fora de contato com o público e sua vida como um todo.[/bsf-info-box][bsf-info-box icon_type=”custom” img_width=”36″ title=”Artigo sobre a mostra no site O Globo” heading_tag=”h4″ read_more=”box” link=”url:https%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Frioshow%2Fmostra-na-caixa-cultural-reune-filmes-da-alemanha-oriental-22933010||target:%20_blank|” hover_effect=”style_2″ title_font_size=”desktop:20px;” title_font_color=”#ef7d00″]Mais informações sobre os filmes e a mostra.[/bsf-info-box][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Serviço” main_heading_color=”#ef7d00″ alignment=”left” main_heading_font_size=”desktop:25px;” main_heading_margin=”margin-bottom:10px;”][/ultimate_heading][vc_column_text]Conheça a programação completa da mostra no site da Caixa Cultural Rio de Janeiro.
Local: Cinemas 1 e 2 da Caixa Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25, Centro Rio de Janeiro – RJ, 20031-003)
Data: 31 a 19/08/18
Horário: consultar programação
Horário da Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13 às 20hs
Entrada: Não será permitida a entrada após o início da sessão
Valor do Ingresso: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).
Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.