Curso de fotografia ministrado por Katja Schilirò
Início dia 30 de agosto
Aulas com 3 horas de duração sempre as sextas feiras, das 19:00 às 22:00h
Preço: R$ 360,00 a vista ou 2X R$ 200,00
A proposta é que o participante termine o curso pensando fotograficamente, ou seja, que entenda e solucione as questões mais importantes relacionadas à composição fotográfica.
Pré-requisito: Nenhum
Equipamento e material necessário: Câmera reflex analógica ou digital, que permita o controle manual de diafragma, obturador e foco.
Objetivo
A proposta é que o participante termine o curso “pensando fotograficamente”, ou seja, que entenda e solucione as questões mais importantes relacionadas à composição fotográfica: enquadramento, fotometria (medição de luz), foco, profundidade de campo e controle do movimento, além de aprender a utilizar os controles manuais e demais recursos da câmera fotográfica, passando a “comandá-la”, em vez de ficar refém dos automatismos e programas. O curso inclui 2 saídas práticas com orientação do professor + 1 aula de qualidade de luz. As saídas práticas das turmas noturnas são realizadas nos finais de semana.
OBS: Todas as aulas haverá a utilização da maquina fotográfica.
Ementa completa
AULA 1 – Apresentação da ementa do curso, dos alunos | O Olhar fotográfico
Estatuto da fotografia como linguagem visual: representação do real e construção do visível. O olhar crítico e a educação visual: aprendendo a “ler e escrever” com imagens.
AULA 2 – As diversas invenções da fotografia e a evolução da mídia fotográfica | Elementos fundamentais da fotografia e a formação da imagem
Dispositivos de percepção visual: da câmera obscura à fotografia digital. Um panorama dos processos digitais da imagem. As diferenças e as semelhanças da fotografia analógica e digital. Corpo e objetiva; obturador e diafragma. Tipos de visor e sistemas de focalização. Equipamentos e acessórios básicos.
AULA 3 – Controle de exposição e qualidade da imagem digital
O obturador como controle de tempo de exposição à luz e registro de movimento. O diafragma como controle da abertura e da profundidade de campo. Apresentação do princípio da reciprocidade: aprendendo a usar obturador e diafragma em conjunto. Escolhendo a qualidade e o tamanho da imagem digital.
AULA 4 – Composição | O que são as cores?
Enquadramento e organização dos elementos: princípios de equilíbrio, dinamismo, harmonia.
Prática com orientação do professor (controle de exposição)
AULA 5 – Aula prática com o objetivo de uma apresentação final dos trabalhos
AULA 6 – Apresentação dos trabalhos finais e finalização do curso