Por que aprender alemão?

Falar alemão é estar preparado para as oportunidades. A cada semestre, são centenas de bolsas oferecidas a estudantes brasileiros para frequentar aulas em Universidades de língua alemã, algumas das quais estão entre as mais antigas e conceituadas do mundo. E a tendência é melhorar. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), por exemplo, é responsável pelo maior número de bolsas de ensino cedidas no Brasil por uma organização estrangeira.

As oportunidades também são muitas no mercado de trabalho. Além de ser o idioma mais falado na Europa, só no Brasil estão instaladas mais de 1200 empresas alemãs, nas quais o conhecimento da língua é sempre valorizado.

Aprender alemão também é se aproximar de uma cultura extremamente rica e diversificada. É se aproximar de grandes músicos e de grandes escritores (para ficar só em alguns: Bach, Mozart, Beethoven, Goethe, Kafka e Nietszche) . É estar em contato com uma língua complexa e diferente, mas bonita e lógica.

Aprender alemão não é fácil. Não é uma língua simples, em nada se parece com o português e certamente não se aprende de uma hora pra outra. Na verdade é quase um desafio. E é isso que faz do idioma um diferencial para qualquer pessoa.

Aprender alemão é simplesmente fazer o diferente.

Bem vindo a esse novo universo.

A Alemanha é um país em busca de jovens. Com uma população que envelhece cada vez mais rápido, o país busca no estrangeiro a solução para sua falta de juventude.

Por que não aproveitar essa oportunidade?

As possibilidades são muitas, de cursos de alemão de férias com bolsa, passando por ensino superior em uma faculdade gratuita alemã, até espaço para pós graduação em determinadas áreas.

Se você quer estudar fora e não sabe qual seria a melhor opção, vale dar uma olhada com carinho em muitas ofertas que o país europeu disponibiliza.

Um único detalhe: não esqueça  do idioma!

Por mais que muitas aulas sejam ministradas inclusive em inglês, principalmente no ensino superior, saber se comunicar é um pré-requisito para os que querem se formar ou se especializar na Alemanha.

Não perca tempo e comece logo o seu curso no Baukurs.

Se as oportunidades de estudo são muitas, nos últimos tempos as de trabalho são ainda mais. Várias empresas já se especializaram em procurar profissionais de fora do país que tenham interesse em morar por lá.

Interessa?

Há ofertas para todas as áreas e a condição é uma só: levar seu diploma de conhecimento do idioma junto com você. Dependendo da área de trabalho, a exigência pode ser por um nível maior ou menor, mas em nenhuma cabe perder tempo.

Quanto mais cedo você começar, mais longe pode ir e as condições de trabalho melhoram sempre, para aqueles que sabem se comunicar.

É um fato que a Alemanha exporta mais turistas do que importa, mas isso definitivamente não ocorre por falta de opções.

Dos Alpes até a Floresta Negra, da Ilha de Sylt, no Mar do Norte, até o vale do Rio Reno, são muitas as atrações que encantam tanto alemães quanto estrangeiros que decidem desbravar esse enorme (pelo ao menos para padrões europeus) país.

Há, porém, duas viagens possíveis.

Uma na qual dependemos do inglês, onde vamos preferir visitar as grandes cidades e as atrações clássicas, uma viagem padrão.

Mas há também aquela para os que se propõem a aprender o idioma alemão e, assim, se aproximar um pouco mais dessa cultura.

Nesse caso, estamos mais seguros em experimentar tudo que é novo, temos um pouco menos de medo e conseguimos, de fato, nos encontrar com o diferente.

O idioma alemão sempre fascinou aqueles que se interessam pela cultura ocidental.

Foi nessa língua que Goethe escreveu seu Fausto, Nietzsche traçou sua Genealogia da Moral e Bach compôs suas cantatas.

Há inclusive, quem diga que a filosofia só é possível em grego ou em alemão.

Se é verdade ou não, não sabemos.

O que temos certeza é que no Baukurs, língua e cultura sempre andaram juntas, sendo uma complementar à outra, como formas de expressão de uma sociedade.

Assim, mergulhar no idioma é necessariamente, se abrir para o contato com essa outra cultura.

Uma viagem que pode chegar a lugares e tempos inalcançáveis fisicamente, mas que sempre poderão ser revisitados, uma vez que trilhemos o caminho.

Aprender um idioma é ampliar seu mundo.

É entrar em contato com povos e culturas em um nível de profundidade que, sob certos aspectos, é até maior que uma visita turística.

O povo alemão tem origem nas chamadas tribos germânicas. Há referências literárias a elas desde antes da era cristã.

Deutschland é o nome germânico para “Alemanha” e tem como origem provável o século VIII, de um povo chamado teutões.

Já Germania, o nome latino, vem do alemão Gehrmann ou Wehrmann, que significa “homem de guerra” ou “homem de lança” e tem referências desde o século I AC.

O imperador Júlio César e o historiador romano Tácito são as primeiras referências aos germanos, povos bárbaros organizados em tribos que viviam em florestas.

De lá até hoje a Alemanha tornou-se uma referência obrigatória no contexto europeu, sendo reconhecida como líder em diversos aspectos econômicos e culturais.

Seja qual for sua motivação o Baukurs é a escolha para mergulhar na cultura alemã e expandir seu mundo.

Conheça nossos cursos e horários.